cancelar
Mostrar resultados para 
Pesquisar em vez de 
Queria dizer: 

Junte-se e partilhe a sua experiência!

Raw vs Jpeg

profile.country.PT.title
Greatdesign
Explorador

Raw vs Jpeg

Caros "Experts"

Com a minha nova RX100 VII tirei algumas fotos de retrato, em interior junto a uma janela e com boa luz diurna. Utilizei "Auto" e "P" e o resultado em Raw, em ambos os modos, não podia ser mais dececionante atendendo ao grão apresentado nas fotos em Raw. Os arquivos em Jpeg apresentavam os rostos dos retratos com melhor qualidade e com grão impercetível.

Provavelmente estará a escapar-me algo. Quis enviar dois exemplos mas este meio não suporta o envio no formato "ARW".

Muito agradeço qualquer informação que ajude a ultrapassar esta minha dificuldade.

Alberto Ferreira

3 RESPOSTAS 3
profile.country.PT.title
David_San
Moderator

Olá, Alberto.

 

O problema com a foto prende-se apenas com o granulado na imagem?

profile.country.PT.title
Greatdesign
Explorador

Obrigado pela sua atenção.



Envio dois exemplos da mesma foto (uma captada em raw e outra em jpeg.

Para além do granulado, a resolução (ppp) da foto raw é de 300 e a de jpeg
de 350 !!!


Fotos podem ser descarregadas do Dropbox:

https://www.dropbox.com/s/anwj93bqwf0conq/_DSC0007.dng?dl=0

https://www.dropbox.com/s/pjedwkxvoqa6f7q/_DSC0007.jpg?dl=0




Cumprimentos

Alberto
profile.country.PT.title
huconce
Expert

Olá @Greatdesign 

 

Bem-vindo à Comunidade

 

A mim tambem me está a escapar aqui alguma coisa...

Porque se tiras-te a foto em RAW e JPEG na maquina, a mesma foto Tem que ter o mesmo ''grão'' na foto porque o ISO é o mesmo.

O que difere o RAW vs o JPEG é a quantidade informação que está no ficheiro RAW para fazer a edição com programas (Lightroom, Capture One, etc..), e tens total controlo na fotografia final.

 

Agora o que vi nas fotos é por exemplo nos olhos no RAW vejo que a cor dos olhos são castanhos (e não se usaste o Eye AF, mas estão muito bem focados), no JPEG estão basicamento *****.

 

Agora, noto que no RAW tem realemente algum ruido, recomendo useres o modo A que é o modo abretura, e assim definires uma abertura de f2.8 para deixar entrar mais luz nestas fotos mais dentro de casa, assim tambem o ISO baixa (partindo do principio que esta em AUTO) e tens menos riudo na foto.

 

Qualquer duvida dispõe.

 

Cumprimentos

Hugo C.