cancelar
Mostrar resultados para 
Pesquisar em vez de 
Queria dizer: 

Junte-se e partilhe a sua experiência!

O meu Vaio all in one avariou

SOLUCIONADO
profile.country.pt_PT.title
rolandoa
Visitante

O meu Vaio all in one avariou

Caros amigos,

Tenho comprado muitos computadores ao longo dos últimos anos. Nenhum me entusiasmou tanto como o all in one vaio, modelo VPCJ11M1E\B, que comprei ainda não fez 10 meses. É uma máquina atraente a todos os níveis, mas noto-lhe um defeito. Atrás do meu Vaio, a minha esposa tem um IMac também all in one. O Imac é muito mais silencioso que o Vaio.

Entretanto nas últimas semanas começei a sentir problemas no Vaio que penso ser de disco rígido. Levei à loja de compra e o ténico detectou alguns sectores do disco rígido danificados e concertou-os. O Vaio não esteve mais de 3 dias nas minhas mãos a funcionar direito e avariou de vez ao ponto de nem o sistema operativo arrancar. É uma máquina que estimo muito e é com muita pena minha que vejo avariar-se assim. A marca impõe respeito e estou algo desiludido. Entretanto, na loja de venda, activaram a garantia e disseram-me que o meu Vaio ia para assitência em França. Fiquei muito desiludido mesmo e agora receio pelo futuro da máquina. Foi um investimento que fiz com gosto, muito gosto até e costumo dizer que o meu vaio é, para além de um computador muito bom, uma peça de arte que fica muito bem na sala da minha casa. O que mais temo é que a máquina não seja reparada a tempo. Há reposição de stock nas lojas deste modelo?

Obrigado antecipadamente pelas informações que me puderem ser prestadas.

1 SOLUÇÃO ACEITE

Soluções aceites
profile.country.pt_PT.title
V57...
Participante

Caro rolandoa,

Esse modelo tem, salvo erro, um disco Seagate Barracuda...que é um excelente disco...

Quanto aos sectores danificados, algumas (muitas) vezes, resultam de manipulações que nós próprios fazemos...apesar de terem rectificado esses mesmos sectores, muito provavelmente alguma informação do sistema ficou "danificada"...daí o Vaio não arrancar...

O seu Vaio, vai mesmo para a Sony...pois o disco necessita de ser substituído e terá de ser reinstalado todo o sistema operativo bem como todo o software próprio da Sony...

Para além de não estar a ver a Worten a colocar um disco novo a suas expensas (deles) também vão necessitar dos discos de reinstalação próprios da Sony, que não possuem...(trata-se do sistema operativo que inclui todo o software da Sony)...

Certamente que o seu Vaio irá bem acondicionado (caixa própria para o efeito) não necessitando a Sony dos restantes elementos a não ser do "monitor"...

Cumprimentos

Ver solução na publicação original

12 RESPOSTAS 12
profile.country.pt_PT.title
V57...
Participante

Caro rolandoa,

Bem-vindo ao forum da Sony...

O disco rígido é um componente de terceiros...onde tudo é possível acontecer...no seu caso parece necessitar de uma simples substituição desse componente...

O seu Vaio ainda está no período de garantia...

Pelo que depreendi optou por proceder à reparação através do vendedor...

Se tiver possibilidades, contacte o vendedor e pergunte-lhe quando tenciona enviar o Vaio para reparação... é que se demorar alguns dias a fazê-lo, é mais rápido contactar a Sony...

Todos os Vaio's são reparados no estrangeiro, regra geral em França e não é por causa disso que é mais demorado...depois de acordar o levantamento com a Sony, (em princípio a UPS irá "levantá-lo" a sua casa), a reparação demora cerca de 4/5 dias...

Apenas uma chamada de atenção...se possui dados no disco que queira salvaguardar, seria conveniente fazê-lo agora...nomeadamente, extraí-lo e copiar os mesmos para um outro disco ou cd/dvd, por exemplo...

Cumprimentos, boa sorte e dê notícias...

profile.country.pt_PT.title
rolandoa
Visitante

Olá ,

Antes de tudo obrigado pela rápida resposta.

Sei que o disco rígido não é sony, mas trata-se de um componente que a Sony aceita "meter" dentro do seu aparelho.

O vendedor é a Fnac. Na 1ª vez que levei o PC à loja a indicação foi que fizeram uns testes e descobriram 7 sectres do disco danificadas, pelo que repararam. Mas volvidos 2 dias o PC nem arrancava o sistema operativo. Foi então que levei outra vez o PC à LOja e me indicaram que o PC seguia rumo a FRança. Perguntei se ia mesmo para a SONY e indicaram-me que sim. Espero mesmo que sim.

Mas não me falaram dessa possibilidade de virem buscar e entregar o PC a casa. Realmente teria preferido, pois o mesmo é novo, está na garantia e assim evitaria eventuais choques no transporte que me responsabilizasse. Isto, apesar de ter a caixa do PC intacta. Em todo o caso na Fnac aceitaram somente o PC sendo que os acessórios + caixa veio comigo para casa.

Confio bastante na Fnac, mas como poderei confirmar se o PC foi ou não à SONY???

Agradeço a sugestão dos backups. Felizmente sou muito atento em relação a esse ponto.

Obrigado uma vez  mais

profile.country.pt_PT.title
V57...
Participante

Caro rolandoa,

Esse modelo tem, salvo erro, um disco Seagate Barracuda...que é um excelente disco...

Quanto aos sectores danificados, algumas (muitas) vezes, resultam de manipulações que nós próprios fazemos...apesar de terem rectificado esses mesmos sectores, muito provavelmente alguma informação do sistema ficou "danificada"...daí o Vaio não arrancar...

O seu Vaio, vai mesmo para a Sony...pois o disco necessita de ser substituído e terá de ser reinstalado todo o sistema operativo bem como todo o software próprio da Sony...

Para além de não estar a ver a Worten a colocar um disco novo a suas expensas (deles) também vão necessitar dos discos de reinstalação próprios da Sony, que não possuem...(trata-se do sistema operativo que inclui todo o software da Sony)...

Certamente que o seu Vaio irá bem acondicionado (caixa própria para o efeito) não necessitando a Sony dos restantes elementos a não ser do "monitor"...

Cumprimentos

profile.country.pt_PT.title
rolandoa
Visitante

Obrigado uma vez mais pela resposta. De facto, mesmo com a avaria, tenho a Sony em alta conta. Apesar de possuir e ter comprado alguns pcs nos últimos anos, não tinha ainda comprado nenhum Sony, mas tenho muitos aparelhos Sony (amplificador, TV, Micro Hi Fi) e é indiscutível a qualidade da marca, além de, na minha opinião, possuir dos designs mais robustos que existe em alta tecnologia.

Sim, na Fnac a única intervenção que fizeram foi tentar recuperar os sectores danificados do disco com software, mas agora enviaram mesmo o computador para a marca.

Obrigado uma vez mais pelos esclarecimentos.

profile.country.pt_PT.title
V57...
Participante

Disponha sempre... e depois diga qualquer coisa...:smileywink:

Cumprimentos

profile.country.pt_PT.title
rolandoalmeida
Explorador

Boa noite,

Finalmente vi o meu Sony Vaio arranjado. O problema era mesmo do disco rigído. Até agora parece-me que funciona bem. Apenas alguns apontamentos: pessoalmente o software que vem por defeito da Sony não me agrada por aí além. Preferia que as marcas deixassem o Sistema Operativo como original e isto porque depois esse software é causador muitas das vezes de pequenos conflitos com o SO. Também noto que o Vaio faz algum ruído de fundo. Creio que é normal, mas tenho uma vaga ideia (posso estar a errar) que quando veio novinho para casa não fazia esse pequeno ruído. Não é muito incomodativo, mas mesmo encostado ao Vaio all in one está um IMac da Apple da minha esposa e a verdade é que não produz praticamente qualquer ruído por comparação com o Vaio. Já agora um episódio curioso. O Imac e o Vaio foi um investimento que resolvemos fazer. Ambos queriamos em casa computadores que primassem pelo design, fiabilidade da marca e ao mesmo tempo que fossem relativamente potentes. O 1º a ser comprado foi o Imac. Passados uns 11 meses compramos o meu e a minha escolha, sem hesitar muito, foi para este Sony. Adoro o computador e é uma das minhas marcas distintivas dentro de casa. Curiosamente o Imac teve uma avaria. Não demorei muito tempo a suspeitar do disco. Foi para arranjo e quando regressou, o Vaio começou a acusar exacatemente o mesmo problema. Em apenas um mês ambos os computadores avariam pela mesma razão. Até parece invenção, mas é a mais pura verdade factual.

Mas eu estaria a  mentir se dissesse que olho para os computadores da mesma forma do que antes da avaria. Tal não é verdade. Confesso que tenho sempre uma sensação de suspeita ao menor sinal e tudo me parece mais frágil. Espero que seja somente um efeito psicológico.

Uma coisa é verdade: gosto muito do material da Asus e recentemente adquiri um tablet assus. Não sabia que a Sony estava para lançar o seu tablet. Mas vou ainda assim estar atento a esse tablet Sony. A próxima compra cá para casa será um micro hi fi e invariavelmente a Sony está na mira já que no passado tive um micro hi fi Sony e foi sempre de alta qualidade.

profile.country.pt_PT.title
V57...
Participante

Caro rolandoalmeida,

Obrigado pela informação...

De facto, o software que muitas vezes acompanha os pc's (portáteis ou não), apenas serve para diminuir o espaço disponível no disco bem como a sua rapidez...

A título de exemplo, posso dizer que num Vaio que adquiri há pouco tempo, depois de retirar todo o software "indesejável", o "boot" passou de cerca de 2 minutos para cerca de 15 segundos...(há que acrescentar que substituí o disco por um SSD)...

Quanto ao tablet da Sony (presumo que seja o S já que ainda irá aparecer o P), embora não seja um "adepto" do Android, posso dizer que o mesmo é excelente (apesar do seu formato "diferente")...

Felicidades com os seus All-in-one e

Cumprimentos

profile.country.pt_PT.title
rolandoalmeida
Explorador

Após algum tempo, regresso com mais algumas dúvidas sobre o meu Vaio all in one. Como relatei há alguns meses acima, o disco rígido foi trocado. Entretanto tenho notado que, com o tempo, o PC está um pouco mais barulhento. Creio que o barulho se deve às ventoinhas internas e sistema de refrigeração. Mas a realidade é que para um all in one, está um pouco barulhento. Sei que estamos em pleno verão, mas instalei um aplicativo para me medir a temperatura do hard drive e verifico que a mesma se situa entre os 45º e os 47º, isto sem estar a puxar muito pela máquina e sem grandes programas a funcionar em segundo plano. Li alguma coisa sobre temperatura e não fiquei com uma ideia muito clara se esta temperatura é regular ou anormal. Passei pela loja onde comprei o PC e disseram-me que a temperatura é normal, para não me preocupar. Gostaria, se possível, de saber duas coisas:

1) é esta temperatura normal?

2) vale a pena substituir o hard drive por um SSD para minimizar aquele barulho algo incomodativo?

Relembro que este Vaio não tem ainda 2 anos (faz em Novembro próximo 2 anos que o comprei)

Seja lá como for gosto muito do computador.

Muito obrigado

profile.country.pt_PT.title
V57...
Participante

Caro rolandoalmeida,

Regra geral, o barulho é consequência (como diz) do sistema de referigeração e ventoinha(s)...embora o seu modelo não seja um portátil, os computadores all-in-one dispõem de pouco mais espaço que aqueles...sendo a dissipação do calor efectuada de uma forma muito menos eficaz que num vulgar computador...

Daí a acumulação de pó e poeiras que dificultam o bom funcionamento do sistema de refrigeração e da(s) ventoínha(s)...exigindo um maior esforço daquela(s) e consequente maior ruído...

Dizem os entendidos que um portátil deve ser "aberto" pelo menos uma vez por ano - pessoalmente "aplico" esta opinião aos all-in-one - para uma profunda limpeza ao sistema de referigeração - ventoínhas...

Um outro componente que produz "algum" calor, é o processador...no seu caso, possuindo o seu Vaio um processador Core i3 da Intel a 2,27Ghz, significa que este está preparado para atingir os 105º (em casos extremos)......o que convenhamos, é muito...

Uma das soluções para minorar esta elevada temperatura, é aproveitar e substituir a pasta térmica do processador...

Normalmente as marcas não primam pela utilização de pasta térmica "acima da média" ou de "qualidade"...a solução para mim, é aproveitar essa "abertura" do Vaio e substituir a pasta térmica do processador por pasta térmica Artic Silver 5, conseguindo-se algumas vezes reduções de temperatura superiores a 10º...

Quanto à temperatura do disco (45º - 47º)...é perfeitamente normal...naturalmente que um SSD, não tendo componentes mecânicas e com um acesso a dados (leitura e escrita) muito mais rápido que um disco rígido, funciona com temperaturas substancialmente inferiores...a única diferença aqui no barulho, não tem a ver com o barulho das ventoínhas mas do próprio funcionamento do SSD vs DD...

Cumprimentos