cancelar
Mostrar resultados para 
Pesquisar em vez de 
Queria dizer: 

Junte-se e partilhe a sua experiência!

Sobreaquecimento Vaio VPCEC3L1E

SOLUCIONADO
profile.country.pt_PT.title
rickmf
Novo

Sobreaquecimento Vaio VPCEC3L1E

Boas,

 

O meu VAIO está a sobreaquecer e chega a desligar-se. Adquiri-o faz sensívelmente 2 anos e 3 meses... Quando está muito quente até a reproduzir videos começa a prender... Já o formatei (instalei Win 7 x64 novamente), já o abri por causa da sujidade (limpei o pouco que tinha) e continua na mesma.

 

Alguém tem sujestões e possíveis causas? (Muito pouco onerosas porque o desemprego infelizmente atingiu-me)

 

Cump

 

Ricardo Freitas

2 SOLUÇÕES ACEITES

Soluções aceites
profile.country.PT.title
ppoupas
Explorador

 

 Boa tarde

 

 Olá, o meu computador acontecia o mesmo com clima quente por usar muitos recursos, chegava a desligar-se, mas comprei uma base cooler e ficou a trabalhar 5*, até trabalha mais rápido! A base cooler não é cara, pode ser ligada po USB ou á corrente 220V.

 

 

Abraços

Pinheiro

Ver solução na publicação original

profile.country.pt_PT.title
V57...
Participante

Tem ainda uma opção no Vaio Contro Center onde poderá escolher a opção de funcionamento da ventoinha...

Ver solução na publicação original

6 RESPOSTAS 6
profile.country.PT.title
ppoupas
Explorador

 

 Boa tarde

 

 Olá, o meu computador acontecia o mesmo com clima quente por usar muitos recursos, chegava a desligar-se, mas comprei uma base cooler e ficou a trabalhar 5*, até trabalha mais rápido! A base cooler não é cara, pode ser ligada po USB ou á corrente 220V.

 

 

Abraços

Pinheiro

profile.country.PT.title
ppoupas
Explorador

 

 

 Esqueci-me!

 

Na altura foi uma solução "barata" e rápida, mas é possivel o computador ter um curto na fonte ou alguma pláca. 

profile.country.PT.title
emfaria52
Novo

Bom dia.

 

Está na ***** de fazer uma limpeza ao sistema de refrigeração, certamente é essa a razão.

 

Vê algum video que demonstre como se desmonta a base do portatil, abre e limpa a ventuinha e as alhetes de refrigeração muito cuidadosamente com um pincel fino e vai soprando (cuidado com saliva nos circuitos).

 

Se não te sentires confortável a fazer esse trabalho pede a alguém com experiência para o fazer.

 

Eu no meu meu VAIO tenho de o fazer de ano a ano no mínimo, pois trabalho com o portátil a renderizar, o que faz com que a ventuinha esteja muito tempo a puxar ao máximo, o que acelera o depósito de sujidade no sistema de refrigeração.

 

Para prevenir o depósito de sujidade e sobraquecimento, não utilizar o portátil em cima de tecidos (mantas, camas, sofás) usar sempre em cima de uma base sólida e limpa, de forma a garantir que o ar entra como foi projectado.

 

P.S. (Se fores um utilizador avançado, pondera trocar a massa térmica de contacto do processador e gráfica por uma de alta qualidade durante o processo de limpeza)

 

Espero ter ajudado.

profile.country.pt_PT.title
V57...
Participante

Tem ainda uma opção no Vaio Contro Center onde poderá escolher a opção de funcionamento da ventoinha...

Viva,

 

Eu tb cai no erro de comprar um VAIO. O defeito está no proprio design, que faz com que funcione mal no que respeita a arrefecimento. Vi aqui a solução sugerida por um outro utilizador, e é de lamentar o facto de "basta juntar um cool pad e fica 5*". Não concordo com nada disso, até pk os VAIOS sao mais caros do que a concorrencia, e portanto, seria normal sermos mais exigentes. Além disso tudo, o desempenho fica abaixo dos outros disponiveis no mercado, com as mesmas caracteristicas.

 

No meu caso, a ventoinha chega a ser tão ruidosa, que em video conferencias tenho de dizer, "muito envergonhado", que não é o meu aspirador mas sim apenas o portatil. 

 

Da minha parte, posso apenas manter a grande publicidade (não é positiva, posso garantir) a estes portateis (experimentem fazer pesquisa no google "noisy fan" e conseguem ver uma sugestao do google com "noisy fan sony vaio") e claro está que nem considero voltar a ter portatil Sony (talvez compre uma torradeira, caso comecem a fazer...).

 

 

profile.country.pt_PT.title
V57...
Participante

O problema é geral, tendo em conta o pouco espaço interno dos atuais portáteis.

Muitas vezes uma limpeza interna poderá resolver o problema (dizem os entendidos que esta deverá ser realizada a cada 6 meses).